CARNÍVORA? GIRAFA É FLAGRADA MASTIGANDO OSSOS E INTRIGA VISITANTES DE SAFÁRI

Estudo da Universidade de Nevada, Estados Unidos, mostrou que as girafas mastigam 

ossos de animais para obter  cálcio (Reprodução/independent.co.uk)

11/04/2018

Uma girafa mastigando um osso foi flagrada por visitantes de um safári na África do Sul. A cena surpreendeu as pessoas que estavam na Reserva de Caça Sabi Sand, porque elas tinham o conhecimento de que girafas são animais herbívoros – ou seja, que não comem carne.

O visitante Quinton Paul Josop, responsável pelos registros fotográficos da cena, informou ao Daily Mail que a girafa estava caminhando despreocupada com o osso de outro animal na boca. Ele diz tê-la visto andando em direção a um arbusto, mas parando no meio do caminho para pegar parte do esqueleto no chão.

Girafa carnívora?

Antes dessa, outras girafas já foram observadas aderindo a uma dieta a base de proteína animal, como é o caso de Tony, que vive no Open Plains Zoo, na Austrália. Até então herbívoro, o animal foi visto por biólogos e veterinários do local comendo coelhos mortos, o que também deixou os frequentadores do parque surpresos.

Segundo o ex-oficial de experiência de visitantes do zoológico, Goldie Pergl, muitas pessoas que presenciaram a cena inusitada alegaram “que a experiência e a imagem que tinham criado sobre as girafas haviam sido destruídas pelo fato delas estarem comendo carne atualmente”.

Os cuidadores desses animais na reserva Sabi Sand explicaram ainda que Kudu, como é chamada, não é a única a fazer isso. Outras duas da espécie, apelidadas de Nyala e Impala, também passaram a mastigar ossos. “Elas tem esse hábito mais no inverno, quando a seca e a comida não costumam ser tão ricas em minerais”, explicaram.

Outros visitantes que estavam presentes no local afirmaram que a ‘grandona’ mastigou um pedaço da carcaça (que não sabem a qual animal pertence) por aproximadamente 20 minutos. No entanto, para a equipe do local, não há necessidade de espanto, já que algo tão comum para elas pode ser explicado por uma questão de saúde, conhecida como osteofagia.

Um estudo realizado em 2013 por pesquisadores da Universidade de Nevada, Estados Unidos, mostrou que a girafa  mastiga ossos de animais para obter o cálcio e o fósforo necessários para o bem-estar de seu próprio esqueleto. Ela também consome chifres e marfim para se manter nutrida e saudável, o que afasta a ideia de ingestão de ossos por prazer e evidencia sua natureza divergente da dos carnívoros.

Fonte:  Último Segundo – iG


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...